O impacto do inconsciente em sua vida
Por que me relaciono como esse perfil de pessoa? Por que me autossaboto? Por que procrastino?Por que tenho ataques de pânico "do nada"? Por que sinto uma tristeza sem motivos?
Muito do que você sente, pensa e faz é inconsciente.
Tudo que é inconsciente um dia foi consciente, ou seja, você aprendeu enquanto estava consciente.
Há muitas pessoas que me procuram pra solucionar seus problemas e a maioria delas carrega um sentimento de impotência porque se dão conta que não têm controle sobre o que pensam e fazem.
Estude Psicologia e Aplique 100% em Sua Vida
Conheça nosso curso PSICOLOGIA: Descobrindo a Mente Humana
O inconsciente existe pra que a gente não gaste energia demais processando informações; é como um sistema automatizado que otimiza os processos.
Imagine pensar nas minúcias e significados de cada palavra antes de falar; analisar cada movimento do corpo e todos os elementos a volta do carro enquanto dirige; você não conseguiria fazer muitas coisas no seu dia.
Em prol da economia de energia que tanto nos ajuda, por outro lado temos alguns problemas. Quando nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos não são muito "bons" e mesmo assim o repetimos no modo automático (inconsciente), precisamos modifica-lo.
Como mudar uma coisa que eu nem sei o que é, onde foi criada e pra que serve?
Explico.
Tudo que é inconsciente um dia foi consciente. Logo, você pode modificar o significado dos conteúdos que estão lá "embaixo", no inconsciente, enviando conteúdos atuais pra lá. É preciso atualizar o seu Android/IOS/Windows.
Como? Se dando conta que faz coisas automáticas. Quais coisas?
Deixa tudo pra amanhã? Busca parceiros que te tratam como submissa? Se acha uma porcaria de pessoa? Está à espera de alguém que te salve? Vive preocupada com tudo?
O meu papel como psicólogo é desenvolver em você a capacidade que te faz capaz de lidar com o que você não enxerga sozinha: a auto-observação. Pra isso, te mostro as inúmeras coisas que você faz no "modo automático" e como foram aprendidas. Assim, quando estiver prestes a repetir, ganhará a consciência que te dará a possibilidade de mudança.
É assim que deixamos a inconsciência: com consciência.
Sou Ivan e agradeço.
Este conteúdo foi útil a você?
Compartilhe em suas redes sociais e nos ajude a levar o autoconhecimentos a todos!